Dicas de Fotografia I - Retrato Criativo

Olá amigos! Este é o primeiro post de uma série que pretendo fazer com dicas para quem não é fotografo de como construir uma foto realmente significativa, usando improviso e criatividade. Fotos legais daquelas que você não se contenta em contemplá-las apenas olhando na tela do seu computador ou do celular. Você irá querer imprimir, colocar no porta retrato, fazer um quadro, quiçá um outdoor! Eu acredito que todas as pessoas merecem fazer boas fotos para si e para quem ama. Afinal a fotografia é democrática e quase ninguém pode se dar ao luxo de ter um fotografo profissional ao lado sempre que quer fazer uma foto criativa ou registrar um momento bacana. Não mencionarei lente, câmera ou configurações específicas porque acredito que além de ser irrelevante a quem não fotografa profissionalmente, hoje em dia é possível fazer uma boa foto até com celular. Acho importante frisar também que irei escrever à partir da minha experiência, do meu processo criativo e no que eu acredito como sendo uma foto legal e significativa.  São fotos que eu gosto mas pode ser que você ou outro alguém não ache a menor graça. No mais, espero que alguma dica possa ser útil para você :)

 No fim do ano passado estive num parque com alguns amigos e fiz uma foto que gostei muito. 

Observe o ambiente
.
Nesse parque há varias primaveras (amo essas árvores, queria uma no quintal), bem floridas e coloridas. Reparei que os galhos estavam bem baixinhos, próximos a nossa altura.   

Imagine e improvise
.
Pensei então que as flores poderiam emoldurar o rosto da minha amiga Lay e a posicionei entre os galhos. Pedi para ela olhar para baixo e sorrir levemente. Em seguida eu imaginei que seria legal se estivesse ventando. O porquê de eu imaginar algo assim vale uma reflexão filosófica para outro post, mas basicamente as pessoas criam fotos à partir do que elas são, do que vivenciaram e do que gostariam de transmitir ao mundo.
Enfim, como nenhuma brisa dava sinal de vida resolvi chamar nosso amigo Alex para fazer papel de vento (é comum na fotografia profissional usar ventilador ou um assistente com um "abanador" para simular o vento). Pedi para o Alex assopra-la. A essa altura você pode imaginar que Lalay estava é achando tudo uma grande palhaçada. 

"HIHIHIHI"
olha pra baixo e não pra cima mocinha!
tão lindas, mas o cabelo não obedecia
Como assoprar não estava dando muito certo, nossa amiga Gre - gênia - sacou uma camiseta para fazer um vento mais potente. Foi aí que Lalay começou a morrer de rir e a foto não saia mesmo.


Insista
.
Depois de um breve acesso de riso, nos concentramos e a foto saiu. Eu fiz 16 fotos ao todo desse episódio, uma foi a que mais se aproximou ao que eu imaginava. Não tenha medo nem vergonha em insistir, fotógrafos fazem isso o tempo todo (dá uma olhada quantos cliques foram feitos para uma capa de revista, nesse link aqui).

a escolhida!
Divirta-se
.
Tentar fazer uma foto criativa pode render - além de uma boa foto - boas lembranças de como foi divertido tentar fazê-la. Apesar de ser uma foto simples, é uma das minhas fotos pessoais preferidas do ano passado. Acredito por vários motivos que essa foto revela um pouco quem a Lay é e um pouco de quem eu sou. Fotografia também é assim: sempre um pouquinho de quem fotografa e de quem é fotografado ;)


Espero que tenham gostado! Até a próxima dica! :* 


Comments
2 Responses to “Dicas de Fotografia I - Retrato Criativo”
  1. Unknown says:

    NOssa adorei essas dicas. Não sou profissional, mas eu amo fotografar, tenho um filho de 2 anos e 10 meses e eu amo tirar fotos dele. Espero que vc poste algumas dicas sobre fotografar crianças....

  2. Anônimo says:

    adoreiii! posta mais! queria saber como você fez aquela foto que um casal está na árvore e o raio de sol no fundo.

Deixe um comentário